quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Procura-se novos jogadores???

Olhando pela internet, vejo que perdura um problema que muitos reconhecem, mas poucos (como o meu amigo Valberto) realmente levantam a voz para questionar: o quem tem sido feito para atrair novos jogadores?

OK, você é daqueles que acha que nada tem a fazer pelo hobby, que isso é dever das editoras, que jogador não tem que se preocupar com isso, e yadayadayada. Certo, respeito sua posição, mas então também respeite a minha. E a minha singela opinião é que cada um faz o que acha direito, desde que não prejudique ninguém. E se eu quero fazer algo pelo hobby que tanto gosto e possibilitou conhecer alguns dos meus melhores amigos, é meu direito, n'est-ce pas?


E uma maior divulgação do hobby é melhor para todos. Com mais praticantes temos mais gente interessada no assunto, maiores chances de aparecerem novos autores e editores de obras relacionadas, mais locais para jogos e eventos... então, é interessante ou não mais praticantes? E para aqueles que se posicionam, dizendo que RPG deve ser tocado por quem ganha com isso, segue uma pergunta: Vocês SÓ vão em eventos pagos, certo? Não vão em eventos gratuitos, feitos por amadores, que só querem divulgar o RPG? Assim como não leem ou pegam jogos gratuitos na net, certo?

E aí, o que esta sendo feito REALMENTE para atrair novos jogadores ao RPG de mesa?

Hmmm, acho que voltei mais ácido...

6 comentários:

Gilson Rocha disse...

Jaime, uma estimativa possível, ainda que não fosse precisa, não poderia ser a tiragem e venda dos títulos?

Gilson

Gilson Rocha disse...

(assinando)

Jaime Daniel disse...

Salve Gilson!

A questão é meio complexa, pois nenhuma editora diz quanto ela vende. E aí vem a questão, que você pode verificar pelo seu próprio grupo: Quais livros vcs tem? Quantos de vcs tem o livro do Jogador 3.5 de D&D? Eu sei de grupos que tem um exemplar, e outros que tem vários. E aqueles que só compraram para colecionar? E aqueles (como eu) que compram todos os sistemas que podem? Não é um parâmetro confiável para analisar o mercado.
Obrigado por aparecer.

Gilson Rocha disse...

Imaginei algumas dessas variáveis, mas parece algo complexo mesmo para chegar a número aproximado.

Abraços do Norte!

Gilson

Jaime Daniel disse...

E já cheguei a pensar numa forma de pesquisar isso mas, sem dinheiro, preciso de uma estrutura e aconselhamento para tentar algo. Vou deixar isso mais para frente.

abçs do sudeste :)

Ty disse...

Acontece que novos jogadores estão um pouco desamparados e sem guias. É possível buscar os livros na internet e lê-los quantas vezes quiser, porém como conseguir um grupo? Em que toca estão enfiados os jogadores e mestres que mesmo em uma cidade como São Paulo eu não consigo achar um grupo disposto a me adotar nem mesmo para jogar em sistemas amplamente difundidos como D&D, Vampiro ou Lobisomem?
Ergo aqui a placa: Adotem um jogador novato perdido!
Se existir algum grupo próximo ao bairro Vila Matilde (São Paulo-SP) peço que me resgatem, mandarei sinais de fumaça de hora em hora no lado leste da ilha!
(patyserrano.pss@gmail.com)