sexta-feira, 17 de abril de 2009

EIRPG, e aí?


Um dos assuntos mais frequentes no círculo do RPG é:

E aí? Vai ter EIRPG?

Diante do silêncio da Devir no que se refere ao evento, começaram a circular boatos de que não haveria o evento este ano. O fato de ter acontecido algumas mudanças no quadro de funcionários da empresa com a saída de alguns e a terceirização de outros ajudou os já tradicionais "amigos-de-um-cara-lá-de-dentro-que-não-pode-se-identificar" a botar mais fogo no já combustível mundinho RPGista.

Mas outras circunstâncias também atiçam o indomável órgão oblongo, achatado, musculoso e móvel, da cavidade bucal, também conhecido como língua, dos propagadores de notícias anônimas, sem confirmação, que correm publicamente, igualmente chamadas de boatos. Vejamos então...

Douglas "D3" Guimarães não tem aparecido nas listas de discussão, foruns e no blog da Devir, o Contatos Imediatos. O blog D3 System esta fora de ar. Qual a razão? Somente ele e o resto da trupe sabem. Mas o fato é que com o iminente lançamento de D&D 4 ed. e outras tarefas que caíram em suas mãos, D3, Cobbi & cia estão muito ocupados. A polêmica que aconteceu nos comentários do D3 System também influenciou a decisão de uma reformulação na idéia geral do blog. Com a confusão que muitos fizeram sobre o D3 System ser ou não um meio de contato "oficioso" da Devir Livraria, muito stress rolou e fez com que a equipe revesse seu modo de lidar com o público.

Por outro lado, MC Zanini que era a mais ativa participante do Contatos Imediatos entrou de licença-maternidade, o que a impediu de continuar atualizando o blog com notícias do Mundo das Trevas Storytelling.

Com a ausência dessas duas formas de contato e a aparente falta de eficiência das outras, o público sente-se no momento sem notícias.

A boataria chegou ao ponto que o cordato Rafael Rocha da Área Cinza postou uma notícia sobre uma possível inserção do EIRPG no Anime Friends. Imediatamente começaram a s manifestações pró e contra tal possibilidade. Como não é segredo para ninguém o contato que mantenho com a Devir Livraria, indagaram-me a respeito desse assunto. Minha resposta reproduzo abaixo.

Olha, é delicado o negócio, mas vamos ver se consigo me fazer entender...
Eu estou próximo da Devir. Sou amigo pessoal ( ou pelo menos acho que sou...) do D3 e do Douglas Reis e sou casado com a editora do Mundo das Trevas Storytelling, MC Zanini. Mas não sou funcionário da Devir, embora seja colaborador em alguns projetos...
O EIRPG tem uma organização que cuida de realiza-lo todo ano e quase todos eles são funcionários da Devir. Esse assunto é interno e poucas pessoas REALMENTE têm acesso a isso. Eu não pertenço a esse grupo, mas conheço alguns deles. Por mais que eu também tenha uma curiosidade louca sobre a realização do EIRPG, seria um abuso da amizade eu ficar toda hora no cangote de alguem perguntando: e aí, vai ter ou não?
O que não é segredo, porque já foi até MAIS um motivo de boato, é que houve uma reestruturação na Devir, e várias coisas estão sendo repensadas, inclusive o EIRPG. Com o absurdo aumento nos valores cobrados pelas gráficas no início do ano e as mudanças devidas à crise MUNDIAL, que afeta todos que trabalham com crédito ( e editoras trabalham com crédito!), a Devir está repensando seu modo de trabalhar.
Sobre o EIRPG, a Devir esta ainda negociando alguns detalhes para anunciar a realização do evento.
Como o D3 esta atolado com novos trabalhos e a MC Zanini esta de licença-maternidade, o contato da editora com seu público foi meio interrompido, mas em breve espero que sejam divulgadas algumas novidades.
E o que eu souber, divulgarei para vcs!
Sem boatos ou "fontes internas misteriosas"

Mas, boatos a parte, é interessante notar que no ano passado nesta data já tinhamos a data e local confirmados, mas não tinhamos o nome do convidado internacional, por exemplo. Também não havia ainda pré-inscrição ou cartaz do evento. Então, qual o problema?

Muito vento, mas pouco sinal de tempestade...

Minha sincera opinião? Vamos ter EIRPG este ano, mas algumas coisas devem mudar! Provavelmente será nos dias 4 e 5 de julho no Arquidiocesano. Mas isso tudo é palpite, e tenho a impressão que logo, logo a Devir irá se pronunciar a respeito.

Vamos ter que esperar para ver.

9 comentários:

Anônimo disse...

Acho que, se até o fim de maio não tivermos nenhum tipo de confirmação, podemos descartar o internacional.

Jaime Daniel disse...

Salve Valberto!

Também acho, mas tenho quase certeza que antes disso teremos notícias.

Obrigado por aparecer!

Anônimo disse...

Seria uma pena se não houvesse o EIRPG. Seria uma facada no RPG nacional difícil de recuperar!

Anônimo disse...

Infelizmente eu nunca fui em um IRPG, mas sempre gostei de ver algumas coisas do evento, e sei da importancia do evento (lançamentos, conviddos...).

Espero que aconteça.

Anônimo disse...

Ah, e parabez pra filhota, é linda :)

Jaime Daniel disse...

Salve Senhores!

Nitro: Sabe que cheguei a pensar que talvez fosse melhor um ano sem EIRPG? Seria interessante para o pessoal que tanto critica o evento ver o que ia dizer a respeito... mas por outro lado, os Arautos do Apocalipse não iam deixar ninguém dormir...

Ricardo: Eu acho que vai accontecer sim, mas é tudo que posso falar. Também acho que seria interessante algumas mudanças, mas acho que não vai dar tempo. E obrigado, minha princesinha dá trabalho, mas é uma belezura... :)

Obrigado por aparecerem.

Jaime Daniel disse...

Rodrigo! Foi mal, cara! Por que será que na hora pensei que seu nome era Ricardo?

Mancada! Devo estar entrando na terceira idade...

Anônimo disse...

cara na boa, boato ou nao, liguei hoje na devir, dia 29 e o pessoal nao sabia dizer se vai ou nao ter EIRPG. o fato do d3 ter sido mandado embora ( talvez por nao ser tao bom qto ele acha que é )ou o fato e descaso com o publico em falar esclarecer e fazer a tona os eventos que faz do cenario de rpg uma bosta que esta hoje.

salvam-se poucos, vc jaime e mc sao a parte boa. tem outros por ai, mas a coisa do jeito que esta incomoda e o descaso e falta de informacao da maior editora do pais eh o que mais doi.

Jaime Daniel disse...

Salve!

Infelizmente não ficou seu nome, mas agradeço suas palavras. Só espero, de coração, que se eu e MC somos a parte boa, que sejamos então parte da regra e não a exceção...

Abçs!