terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Autocrítica


Ceeeeerto, 2009 acabou. Minha dúvida foi se eu comemorei mais o início de 2010 ou o fim de 2009. Depois de um período de festas conturbado, estou de volta muito insatisfeito com o ano passado.


Apesar das minhas festas terem sido ótimas, alguns problemas me abateram neste período, com doenças, problemas pessoais e até uma morte na família. Mas assim que passou o furacão, comecei a pensar em 2009 e, como disse meu amigo d3, 2009 já acabou tarde!

Talvez alguem diga "como pode estar insatisfeito com o ano passado se foi o ano de nascimento de sua filha?" Bem, o que posso dizer? Esse foi o ÚNICO fato positivo de relevância de 2009 para mim.

Então, talvez seja melhor dizer que fiquei insatisfeito comigo em 2009... um ano em que poucas coisas deram realmente certo, mas que se fosse enumerar os insucessos seria uma lista maior do que poderia classificar como aceitável.

Começou com alguns problemas de saúde que ainda me incomodam. Tive a impressão que ao fazer 40 anos venceu a garantia do meu corpo. Em vários momentos tive sensações que serviram como avisos (nada sutis) que diziam "cara, não é mais como antes, então desacelera"! E por mais que você finja, aquela vozinha incômoda não vai parar de lembrar o fato.

Como já é hábito, eu peguei muito mais tarefas do que fui capaz de realizar. mas o que pegou mesmo foi o nascimento de minha filha. Com a volta de minha mulher ao seu trabalho na Devir (para alívio dos jogadores de Storytelling, que finalmente verão Mago, o Despertar) a tarefa de cuidar de minha filha ficou em minhas mãos, um trabalho muito agradável, mas terrívelmente desgastante e demorado.

Mas não é justo culpar minha filha sobre o que não consegui fazer. A falha é minha por não contar com esse fator em meus planejamentos. E quais eram meus planos?

Vários!

Não quero ficar enumerando o que não deu certo. Mas alguns desses pregos estão machucando demais minha carne. E agora? Como fazer em 2010?

Nesta fase da minha vida tenho que escolher as batalhas que posso travar, não posso encarar qualquer coisa que venha. Mas não tenho certeza se essa é uma escolha de alguem intimidado ou de uma pessoa mais sábia.

Um amigo uma vez me disse que o fracassado procura desculpas para se justificar, o vitorioso procura pelos erros para aprender.

Em qual dessas categorias eu me enquadro?

2010 irá mostrar!

Nenhum comentário: