quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Mais mudanças...

Este ano foi definitivamente de mudanças. Além do óbvio que foi minha mudança de endereço para o centro de São Paulo, as novidades não param de acontecer. Uma das mais esperadas é minha saída da presidência da LUDUS CULTURALIS. Uma saída parcial, é verdade, já que ainda farei parte da diretoria, mas agora sinto-me mais livre para poder expressar minhas opiniões livremente. Antes sempre havia a questão de que qualquer coisa que eu falava era como presidente da LUDUS, o que acabava me inibindo em várias questões.
Eu sei que quem quiser sempre vai poder tentar vincular minhas opiniões com a da LUDUS, mas isso não pode ser evitado. O que interessa é que daqui a dois meses eu posso dizer livremente que não respondo mais pelo grupo, o que é um alívio.

Pelo menos esse era meu pensamento até alguns dias atrás...

Mas parece que vou voltar a ficar "comprometido". Recentemente tive uma oferta para prestar serviços na área do RPG. Na verdade, duas ofertas! E aceitei as duas. Ou seja, finalmente ganhar dinheiro com o assunto! A pergunta que não cala em minha mente é quando souberem que estou trabalhando na área, ficarei então marcado? Tudo que eu disser será considerado parcial? Será apenas interesse?

Embora acompanhe algumas listas e foruns de RPG, sempre preferi ficar quieto, mesmo ouvindo muita bobagem de gente que obviamente não sabe do que esta falando ou apenas repete impensadamente qualquer asneira que ouviu. Somente em assuntos realmente complicados preferi me manifestar e várias vezes me arrependi da decisão.

É difícil fugir do assunto agora. E não apenas pelas propostas. Minha mulher trabalha como editora da Devir, a ONG que pertenço lida principalmente com RPG e educação, e agora vou ainda trabalhar com RPG de diferentes formas. Planejo continuar com o Domingo RPG e tentar amplia-lo, talvez sem o apoio da LUDUS, dependendo da vontade da nova diretoria. Definitivamente fora do Dia D RPG, já que o organizador não me quer lá, eu tinha uma idéia para trabalhar com outras cidades, mas não sei se terei fôlego para isso. Estou trabalhando com um grupo em um cenário de RPG com um sistema BEM diferente dos que existem por aqui (é o que dá estar em constante contato com o Itiro...), e ainda tem o meu sisteminha que ainda quero testar um dia. Também quero desencantar e começar com uma série de resenhas sobre diferentes livros de RPG. Pouco tempo atrás fiz uma contagem e descobri que temos aqui em casa mais ou menos 250 livros impressos de RPG. Não estou contando os PDFs e textos de independentes gratuitos que achei pela net. Comecei a enumerar a quantidade de sistemas que tenho por aqui e descobri que provavelmente nunca terei tempo de ler todos eles.

Tirando minhas aulas abertas de terça feira, praticamente parei com o tango. Isso é ruim, já que não permite que eu recicle minha didática. Eu tinha esperanças de fazer um curso especial de uma semana em Buenos Aires com o meu professor, mas esse ano não vai rolar...

Mas as novidades não acabam aqui! Estes dias recebi mais uma bomba que não esperava, e ainda não sei bem como lidar com isso. Muita mudança para um rpgista tangueiro só! Vou inclusive cancelar meus jogos de sábado para pensar direito no assunto. E este fim de semana ainda tem Domingo RPG...

Por que? Essa é uma boa pergunta... Mas ainda não vou responder.

Não agora...

5 comentários:

Anônimo disse...

Hehe, Jaime! Quando a gente tenta se afastar, sempre acaba chamando mais XD

Só uma pergunta, qual o tema do cenário que você está trabalhando?
Se não quiser responder pra manter a surpresa, ok.

Jaime Daniel disse...

salve Dragão!

Cara, vou ser sincero! O cenário em grupo não posso revelar porque o resto da turma (somos em quatro) arranca meu couro se eu disser alguma coisa! O meu sisteminha é voltado para cenários de ação moderno, mas também tô fazendo uma adaptação do Dust Devils para fantasia medieval. E por incrível que pareça, agorinha a pouco recebi mais um convite para escrever, mas este é de graça!
Putz, haja tempo, irmão!

Ana Fiori disse...

Xaime,
boa sorte nas suas empreitadas.

Espero vê-lo no Domingo RPG, estou com saudades e preciso de uns conselhos.

Leona Alea disse...

Puxa... Que legal que agora você vai ganhar dinheiro com uma coisa que você gosta tanto! E eu ainda mal sei jogar D&D... (sei jogar o Classic D&D, aquele que vem na caixa!)
Mas sei lá, sempre vai ter aqueles que vão encontrar uma parcialidade que talvez não esteja em seu texto. Isso acontece exatamente pela diferença de opiniões e de pessoas que simplesmente não discutem, mas impõem. Particularmente, não gosto dos tipos que impõe.
Queira ou não, todo mundo tem um modo de pensar que nos foi incutido (espero estar usando a palavra corretamente) por alguém ou alguma coisa, e temos estigmas (idem) e preceitos (ou preconceitos) que aceitamos sem questionar. Ou questionamos, mas são coisas que ainda fazem parte de nós de maneira inconsciente ou indesejada.
Anyway, acho que estou falando ou besteiras ou coisas que você já sabe. =_=
Finalizando... sei lá... parabéns.

P.S. Tem uma coisa que eu estou achando aqui, mas acho que estou errado.

Jaime Daniel disse...

Salve!

Oi Ana! Espero vc lá então!

Oi Leandro!

Detesto impor opiniôes. As vezes profissionalmente somos obrigados a impor condições, mas isso deve inclusive ser explicado o porque. Somos seres pensantes (pelo menos na teoria) e temos direito de exercer essa capacidade (mesmo que de forma meio tosca).. :)

Ando lendo algumas coisas sobre Groucho Marx que tinha umas sacadas ótimas. Dá uma olhada de vez em quando nesse quadrinho de frases do dia. Copiei a idéia do blog Nerd Fêmea...

Valeu pelas opiniôes!