segunda-feira, 25 de agosto de 2008

III Mistério & Horror RPG


III Encontro Mistério & Horror RPG

”Toda a terra é uma enorme ruína, habitada pelos seus animais como por fantasmas, pelos seus homens como por espíritos, e onde muitas forças e tesouros poderosos são guardados escondidos por poderes invisíveis ou mágicos sortilégios.” - Friedrich Wilhelm Joseph von Schelling.


No próximo dia 31 de agosto, no Domingo RPG na Monteiro Lobato, ocorrerá a terceira edição do Encontro Mistério & Horror RPG. Este evento visa reunir jogadores e mestres interessados em histórias cujo estilo narrativo seja mais voltado ao mistério e horror, sejam elas de RPGs como Call of Cthulhu, Deadlands, Don’t Rest Your Head, Kult, Little Fears, Mundo das Trevas, Ravenloft, Unknown Armies e outros especialmente dedicados ao tema, sejam de outros jogos que possam abrigar tal proposta.


Para ajudar a Biblioteca Monteiro Lobato na formação de sua gibiteca, a LUDUS CULTURALIS sorteará um livro de RPG entre aqueles que trouxerem para doação uma revista em quadrinhos com tema infantil, como por exemplo Disney ou Turma da Mônica, em bom estado.


Entrada franca.


Domingo RPG na Monteiro Lobato apresenta:
III Encontro Mistério & Horror RPG

Data
Domingo, 31 de agosto de 2008.


Horário
Das 12 às 18 horas.

Local
Biblioteca Monteiro Lobato
Rua General Jardim, 485
Vila Buarque
São Paulo – SP
CEP 01223-011


Para maiores informações sobre como chegar ao local, acesse:
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bibliotecas/monteiro_lobato/index.php?p=3824


Inscrições
As inscrições tanto para mestres quanto jogadores ocorrerão no próprio dia do evento.



Realização
LUDUS CULTURALIS

Apoio
Atsumi RPG, D3 System, Devir Livraria


Sugestões aos Mestres
Algumas ações prévias podem facilitar o andamento do jogo no dia. Trazer personagens prontos, por exemplo, evita que tempo demais seja gasto antes da aventura em si começar, o que aumenta as chances desta não chegar ao seu fim dentro do tempo estimado.
Caso o mestre tenha algum tempo disponível durante os preparativos para a sessão, criar a mais alguns destes personagens pode fornecer maiores opções aos jogadores, além de evitar ser pego de surpresa – como no caso de fichas que insistem em sumir dentro da pasta.
Além disso, ter uma explicação rápida preparada sobre o jogo ou cenário evita que o mestre se perca detalhando cada aspecto, cidade, reino, poderes, regras do jogo que irá narrar, mesmo que a partida não use nem um décimo destes elementos.
Em aventuras que envolvam mistérios e horror, a falta de informações prévias costuma ser favorável à história a ser contada, oferecendo ao mestre a possibilidade de transmitir sua visão sobre o cenário de uma das formas mais instigantes: deixando os jogadores explorarem eles próprios o mundo no qual seus personagens estão inseridos.
Também é uma boa oportunidade para variar as propostas daquele seu jogo predileto, fugindo da repetição de motes como “O Príncipe mandou...”, “Numa luta entre vampiros e lobisomens, o vencedor...” e outros tantos, ou mesmo mostrar como idéias consideradas batidas podem ser aproveitadas de maneiras surpreendentemente cativantes.
Se você faz parte de um site, comunidade do Orkut, lista de discussão, fanzine ou algum outro meio de informação, traga panfletos e distribua a seus jogadores. Além da reunião de pessoal interessado em jogar, nossa intenção com esse encontro é favorecer a troca de informações e divulgação de boas idéias que andam dispersas.

4 comentários:

Alexandre Leandro Ribeiro da Silva disse...

Putz Jaime.. bem no dia do ENEM...

Jaime Daniel disse...

ééééé... , tô ligado, mas fazer o quê? Eu tenho sempre o último domingo do mês para o encontro... :(

Melissa. disse...

Olá. Procuro um grupo de RPG para meu entiado (quase 11 anos). Ele se interessa muito por RPG (não tem pref. de qual) e apenas está aprendendo as regras e noções. Não temos quem pode orientar nem sabemos onde ele pode jogar (gostariamos que fosse um grupo de jovens que se reunem uma vez por semana, com um mestre ou orientador). Em casa estamos com orçamento limitado mas temos muita imaginação e criatividade - que é o que mais requer. Se alguem puder, gostaria muito chegar para ele e dizer que já achei um grupo de RPG para ele! Desde já, agradeço a ajuda.

Jaime Daniel disse...

Oi Melissa!

No final da minha pagina principal tem meu e-mail de contato (jaimedanielleandro@gmail.com). Manda um e-mail pra mim que eu tenho certeza que a gente arranja um grupo legal, OK?