quinta-feira, 31 de julho de 2008

O mestre faltou. E agora?

Um dos maiores problemas que os grupos regulares de RPG enfrentam é o que fazer quando o mestre falta. Por mais assíduo que o narrador seja, problemas acontecem.:

Mestre ficou doente,
Problema inesperado no trabalho,
Cônjugue decidiu que era dia de fazer qualquer outra coisa,
Cachorro/gato/papagaio/tartaruga/pokemon/familiar ficou doente e tem que levá-lo ao veterinário,
Palestra/entrevista inesperada,
Viagem programada (ou não),
Parada gay atrapalhando o trânsito,
Grupo de piratas invadiu a casa,
Ataque de zumbis o impediu de sair,

Enfim, um monte de fatores podem atrapalhar! Para ter uma idéia, quase todos os fatores acima já atrapalharam o meu dia de mestrar. Qual deles não aconteceu? Deixo a cargo da imaginação de vocês...

E aí? O que fazer? Larga essa coisa de RPG e vamos para o sexo, drogas e Rock'n Roll?

Bom, é uma opção, mas vamos partir do princípio que queremos realmente jogar alguma coisa, OK? Vamos ver quais as nossas OUTRAS opções...

1. Um outro mestre e campanha
Se o grupo de vocês for privilegiado como o meu, que dos 9 jogadores, 8 são narradores, isso não será um problema. É possível até programarem um revezamento. Isso possibilita inclusive outras opções de gêneros que, de repente, o narrador Alfa não curte tanto mestrar. Além do mais, permite também um fôlego para que o narrador Alfa prepare melhor suas aventuras. Ou então pode ser apenas uma opção para pequenas aventuras one shot (uma única sessão) para os dias de catástrofe, como aquele em que a árvore caiu na rua e impediu a passagem (sim, isso também aconteceu no meu grupo, mas eu fui mesmo assim!). Pequenas aventuras curtas são fáceis de se improvisar, e permite até roleplays MUITO engraçados, já que todo o grupo sabe que a aventura é para relaxar... ou não! Outra opção é jogar Buraco RPG ou As Aventuras do Barão de Munchausen, que não é necessário o papel do narrador, e há outras possibilidades também.

Agora, se somente um dos membros do grupo é narrador, precisamos de outras opções...


2. Cardgame
E por que não uma sessão de cardgames para relaxar? O meu grupo de vez em quando joga Munchkin para passar o tempo enquanto o resto do grupo não chega. Há outros jogos que também servem, como Illuminatti, Bang, ou até um campeonato relâmpago de Magic ou outros, com decks já preparados de antemão ( e equilibrados, senão já era a diversão!)



3. Jogos de tabuleiro
Tem muito jogo legal que pode ser a salvação de uma tarde em que o mestre foi atrasado por ter sido abduzido por alienígenas (não, eu não fui abduzido... ainda!). Não vou ficar aqui citando as centenas de jogos existentes, mas o seu grupo poderia de antemão já deixar alguns jogos no local de encontro, ou alguem se encarregar de levar sempre um jogo que, de comum acordo, a grande maioria goste de jogar ou queira conhecer. O bom e velho Master já salvou uma tarde de sábado aqui em casa, e ainda estou esperando a oportunidade para trazer o Zombies ou jogar o Dawn of the Dead! Isso sem falar daqueles que tem jogos de miniaturas. Faz um tempão que o meu Battletech tá pegando poeira na prateleira...

4. Videogame
Podem até torcer o nariz, mas já aconteceu entre nós de quando o mestre atrasa ou falta, junta uma galera e acaba jogando Smash Bros ou Super Mario Kart versão XYZ!

Nerd Smash!!!!



5. Simulações
Ok, esta é pra galera que curte um combate! E se o grande Fulano, personagem superevoluído do cenário combatesse Godzila? Ou se o seu grupo combatesse Godzila? Talvez isso tivesse impedido que o mestre faltasse... (não, também nunca inventei essa desculpa, embora um ou outro talvez acreditasse...)
Numa batalha entre X e Y, quem venceria? Essa pergunta aparece na mente de vários jogadores de cenários em que o combate é um elemento primordial da história (e na verdade, em outros também!), então por que não tirar a limpo? E se os aventureiros enfrentassem os zumbis de Resident Evil? Ou então uma arena! Os jogadores criam personagens equilibrados exatamente com o objetivo de um enfrentar o outro!

Remember, Highlander, there can be only one!

6. Planejamento
O que o pessoal espera que aconteça com seus personagens? O que seria legal que mudasse na história deles ou o que aconteceria se um mega-acontecimento mudasse a sociedade/cidade/país/planeta onde vivem os jogadores? E se eles resolvessem que era hora de mudar de cenário e partir para outro lugar? Se algo acontecesse e os personagens encontrassem consigo mesmos no futuro, o que eles veriam? Isso pode gerar MUITAS idéias tanto de roleplay como de preparação de futuras aventuras para o mestre, esse canalha que ficou em casa jogando videogame (como... EU? imagina, nunca fiz isso, eu juro!)


Enfim, há várias possibilidades, inclusive de simplesmente juntar a galera e ir ao cinema ou pedir a pizza e ficar falando mal do mestre que foi raptado por um bando de loiras gostosas ninfomaníacas (droga, isso não acontece!) . O importante é não deixar que isso estrague sua tarde/noite de jogo, então é melhor se prepararem, pois a qualquer momento o grande Chtulhu pode acordar e engolir o seu narrador (hein???)...

E se o(s) jogador(es) faltar(em)? Bom, isso fica pra outro dia, valeu?

Obs. As imagens mostradas aqui foram retiradas da Internet e os direitos pertencem a seus respectivos autores.

Nenhum comentário: