sexta-feira, 18 de junho de 2010

Opinião - Atual momento do RPG nacional

O assunto da semana tem sido o comentado Top Secret da Devir Livraria. De uns tempos pra cá o público passou a acreditar que o RPG da editora paulista ficaria relegado apenas a D&D e Mundo das Trevas. Esse mesmo público vê agora surgir uma nova possibilidade.

Mas qual é a grande surpresa? Bem o lançamento será revelado muito em breve, e este não é o objetivo deste post. Vamos tentar olhar a situação de um ângulo um pouco maior.

Na RPGCON teremos também o lançamento de Tormenta RPG, possivelmente o mais esperado livro neste ano da editora Jambo. Para aqueles que não apreciaram a quarta edição do D&D e não tem como jogar Pathfinder, essa provavelmente será sua melhor opção para seus jogos com magos, guerreiros e dragões. A não ser que...


Por outro lado, a Retropunk está aí prestes a anunciar o lançamento de Rastros de Cthulhu, outro jogo baseado nas obras de H. P. Lovecraft que utiliza o bem bolado sistema Gumshoe, que recomendo a todos que queiram jogar um bom jogo de investigação com os Mythos.

E as coisas não param por aí. A Daemon e a Conclave estão estranhamente silenciosas, mas não estão mortas. Numa troca de e-mails que tive a pouco tempo atrás, um dos editores da Conclave me disse que a editora estava em reformulação e que brevemente traria novidades.

E não é só. Com as outras opções gratuitas que tem aparecido na net, como o Old Dragon, Mighty Blade, NanoRPG, Ação! e outros, a gama de RPGs gratuitos para diversos gostos também aumentou muito.


Já faz um bom tempo que não temos dois lançamentos simultaneos (ou quase) num grande evento de RPG. Seria esse sinal de uma mudança no panorama do Role Playng Game no Brasil ou é apenas uma coincidência? Será que estamos no começo de um restart de frequentes lançamentos ou esta é apenas uma "boa fase" passageira?


Bom, eu não sou um expoente no cenário RPGístico, mas com este artigo eu começo uma série de artigos em diferentes blogs e portais. O objetivo disso é começar uma grande discussão na blogosfera sobre o momento do RPG nacional, para melhor expormos as diferentes opiniões sobre o assunto. Será o (talvez) início de um tipo de Meta-coluna, em que a discussão sobre um determinado assunto será debatida em larga escala em blogs, portais e sites. Planejo depois de 20/07 fazer uma coletânea das opiniões e lançar um novo assunto, vamos ver o que sai daí.

Meus indicados são

Crstiano Lagame, Spell RPG
Felipe "Shingo" Watanabe, Paragons
Fellipe Soares, Defensor3
João Paulo "Nume Finório", .20

E você, o que acha? Novos tempos?

5 comentários:

Arquimago disse...

Sempre são novos tempo.
Gostei da iniciativa!

Anônimo disse...

Olá jaime, respondendo ao chamado as armas postei isso lá nos pergaminhos:
http://guerrasdraconicas.wordpress.com/2010/06/21/como-esta-o-atual-momento-do-rpg-nacional/

Gilson Rocha disse...

O "Guerras Dracônicas" abordou a questão da digitalização. Interessante.

Gilson

Gilson Rocha disse...

Minhas opiniões, fundamentadas ou não. =)

http://rpgpara.blogspot.com/search/label/mercado

Gilson

Anônimo disse...

Nossa, eu sou muito lesado, só agora vi esse meme, foi mal, acha que ainda rola fazer um post?