sábado, 9 de maio de 2009

Cancelado EIRPG!!!


Realmente dói anunciar isso, mas sou obrigado a noticiar a todos que a Devir desistiu de realizar o EIRPG de 2009

A notícia veio hoje pela mesma fonte que havia confirmado menos de um mês atrás que a Devir realizaria o Encontro Internacional de RPG de 2009.

Douglas Quinta Reis, diretor da Devir Livraria, conversou comigo hoje e, um tanto desanimado, contou-me alguns detalhes dos motivos que fizeram a Devir desistir de realizar o principal evento de RPG do país que vem sendo realizado anualmente desde 1993.

Eu planejo depois falar mais sobre o assunto, mas o importante agora é que NÃO HAVERÁ EIRPG 2009!

Aqueles que não se sentirem seguros com a informação deste blog pode tentar entrar em contato com a editora pessoalmente, mas vale a pena lembrar que, até o momento, a editora não havia anunciado oficialmente o evento, apesar de confirmarem para mim e Sílvio Compagnioni semanas atrás que o evento aconteceria. Sua realização era considerada certa, tanto que a premiação do Concurso Eu Criatura estava prevista para acontecer no evento.

Estou realmente muito triste com isso.

30 comentários:

Woodstock disse...

Como ouvi isso no meio de uma conversa, sem muitos detalhes, aguardava confirmação. Em todo caso, se serve de reforço, também recebi essa triste notícia.

É uma pena, mas a proximidade do evento sem qualquer detalhe divulgado gerava a suspeita.

Acontece. Agora tentarei combinar com o Otávio uma alternativa aos jogadores da RPGA para julho.

Valberto disse...

Que pena só ter a confirmação disso agora. Vou ver o que eu faço com minhas passagens de avião.

D3 disse...

Não cancela Valberto. Vem pro Encontro de Blogs. Esse EU garanto.

D3

Tiago Lobo disse...

O único motivo que me convenceria dessa decisão da Devir é uma questão puramente financeira.

Newton Nitro disse...

Estou muito triste com isso.

Anônimo disse...

Financeira ou local, se um local ficar impossibilitado de acontecer o evento!? E não tiver outro?

Allana disse...

É realmente uma pena - amigos meus compraram as passagens para o evento, e eu espero que eles sejam reembolsados.

Que coisa triste. =/

Anônimo disse...

PQP

Anônimo disse...

"O único motivo que me convenceria dessa decisão da Devir é uma questão puramente financeira."

Eu me surpreenderia se NÃO fosse por uma questão puramente financeira - não tenho números, mas nos últimos dois eventos tive a impressão de que a frequência andou caindo.

Jaime Daniel disse...

Desculpe se não respondo direito a todos, mas a Raíssa não me deixou dormir direito.

Como já disse, os motivos e uma análize minha do assunto eu colocarei aqui depois.

abçs

Ana Fiori disse...

Notícia muito triste mesmo, Jaime...

Fico esperando você dizer o que pensa. Escrevi algumas coisas no meu blog, acho que vale a pena conversar a respeito, dadas as coisas que ainda estão por acontecer este ano.

Don Breno disse...

Hoje tive duas notícias, uma boa e uma ruim.
A boa que enfim descobri o seu blog jaime

A ruim é essa notícia do canelamento do EIRPG...grande desfalque no calendário Brenístico

Dan Ramos disse...

Com essa eu me tornei mais um dos inimigos da Devir. Pra mim aquela droga de empresa vai a falência o mais rápido possível, pra não fazer mais raiva a ninguém.

Pois é, agora tenho duas passagens caras na mão.

Unknown disse...

Sinceramente espero que essa notícia prove-se falsa, mas, dada a situação, duvido. Muita gente já havia especulado sobre essa possibilidade, e já tinha ouvido falar bem da credibilidade deste blog em situações passadas. De qualquer forma, espero que, aconteça o evento ou não, a Devir se pronuncie o quanto antes e nos tire do escuro.

Andre disse...

Vamos marcar um encontro em um local público soh pra não passar a data em branco.. e discutir BEM oq pode ser feito. Vou conversar com diversos amigos jogadores e fazer este happening..

abrax!

André Zinho Natali \ Ripperjack

Ju Saeballi disse...

Que noticia terrivel.

e isso é algo sem volta mesmo?


Essa noticia é muito triste !

Nilda disse...

Bem, o EIRPG andava bem desorganizado há anos, e a DEVIR não é cpnhjecida pro facilitar a vida dos jogadores (alguém já conseguiu comrpar algo on-line com eles? ou encontrar facilmente livros que eles publicam??)
Então não estrano que estejam cancelando.. ano passado percebi que o EIRPG tava se mantendo mais pela disposção dos participantes que da disposição da DEVIR em organizá-lo..

eneas disse...

Espero que seja um hiato, e que ano que vem eles arrumem os problemas que atrapalharam a ocorrencia do EIRPG esse ano.

lpgiehl disse...

Puxa é uma notícia muito ruim. Se for confirmada o evento deixará muito saudade. Não apenas pela chance de ir, jogar, mestrar e comprar jogos, mas pela oportunidade de encontrar os amigos de outras edições.

Tomara que o cancelamento desse ano não importe em fechamento definitivo do EIRPG. Quem sabe ela possa operar como a bienal.

Vamos torcer por boas notícias.

Marco disse...

Faz pelo menos uns 5 anos q eu n]ão vou ao EIRPG, e mesmo láááá atrás, ele já não era + um primor da organização.
A própria loja da Devir aqui em SP tem tido uma frequencia cada vez menor (sou vixinho deles 8D), mais de molecada jogando Magic/Pokemon do q de players de RPG.
Mas de qquer forma, é uma pena.

Jefferson Frias disse...

Putz, que notícia ruim! Acabou meu ano agora...

Renato Recife disse...

Olá Jaime,

Eu sou o "renatorecife" que comentou lá no .20 no tópico sobre o cancelamento do EIRPG.

Não sei se você viu o reply que deixei lá, mas gostaria de pedir desculpas pelo comentário generalizado sobre o blog.

Já havia percebido, pela quantidade de tópicos e de comentários, que a área de WoD tem um tratamento bem melhor que a de D&D, infelizmente D&D e não o WoD é o sistema que mais gosto e jogo.

Particularmente não me incomodo de jogar com livros em inglês, meu desejo de ver a 4ed (tanto do D&D quanto do GURPS) em português é pela oportunidade de trazer novos jogadores para o RPG.

Quanto ao blog, o tópico Casa de Vidro, pelo que entendi, havia surgido originalmente nas lista da RedeRPG e Spell, quando descobri esses tópicos eles já haviam sido fechados, para que o contato com o público se concentrasse no blog, no entanto a última postagem foi em fevereiro.

Entendo que a empresa esteja passando por mudanças, mas acho que isso não justifica a falta de atenção da empresa para com seus clientes.

Continuo com minha posição de não querer comprar mais nada da Devir, mas gostaria de deixar claro que isso é um descontentamento contra a Devir como empresa e não contra seus funcionários como indivíduos (até porque não conheço nenhum).

Esse Encontro de Blogs que o D3 falou, vai mesmo acontecer? Se for, eu apareço, até porque já comprei passagem e hospedagem mesmo, então vou aproveitar a viagem.

Ah, desculpa pelo comentário longo, mas é um assunto sobre o qual não dá pra falar pouco.

Abraços,
Renato

Luiz Falcão disse...

Pois eu estou realmente esperançoso com isso, Jaime!

Já faz alguns anos que tenho ficado triste com o evento acontecendo. Sua interrupção pode gerar algum rebuliço, ou mesmo pôr fim a algum movimento medíocre que eu venho testemunhando no RPG brasileiro á alguns anos.

Se o encontro simplesmente definhasse e sumisse (puft!) talvez outros grupos surgissem com algo novo - ou as iniciativas já existentes ganhassem mais importância e charme, o que resultaria, ao meu ver, numa muito bem vinda decentralização!

Só o tempo, afinal, só o tempo, dirá se é para o bem ou para o mal essa cambaleada do EIRPG.

Ou dirá que é só mkt (e aí estaremos no EIRPG rindo disso, ou chorando, rs)

Abs
Luiz

Unknown disse...

Jaime, aqui é o Julio de Araraquara, responsavel pelo ERPGA e por excursões ao EIRPG a 12 anos (esse seria o aniversario de 13 anos de minha excursão). É realmente muito triste essa noticia, confesso até que ela me matou um pouco, parece o fim de uma era, sei lá.
Recebi o memorando da Devir sobre o cancelmento, então agora é realmente oficial, é devolver o dinheiro das dezenas de excursionistas e imaginar onde o rpg brasileiro vai caminhar, da forma que as coisas estão indo.
Bom, só quero dizer de antemão aqui que com essa informação, triplicarão nossos esforços para fazer um evento formidável aqui em minha cidade, e ja me deixo a disposição para divulgar se em julho os blogueiros e a Ludus quiserem fazer algum tipo de evento ou encontro.

Um forte abraço e essa é a hora de nos mantermos unidos, quando a corda parece estar no pescoço.

Julio Parancini
www.rpgararaquara.com

Silvio Martins disse...

Se a questão é financeira ou ñao é um pouco óbvio, eventos snao em sua maioria cancelados por questões financeiras, estamos num ano ruim, crise global, e aliado a isso a questnao da organizacão do mesmo que também estava comprometida coma falta de profissionais dentro e fora da devir que poderiam tocar isso com eles.

Pena demorar para avisar, mas ainda assim entendo pois luta-se até o fim para que a coisa se concretize. Ruim para quem vier de fora, que comprou passagem, que se programou, etc.

Fica ainda a vontade de poucos aqui em Sp de fazer ALGUMA COISA, um encontro, uma reunião de jogadores, movimento está havendo, resta saber se a coisa sai.

Conversei com jaime, d3, Caco, wallace, entre outros que poderiam ajudar de algum modo. resta saber se é possivel pois os mesmos problemas que a devir enfrentou, enfrentamos nós em menor escala.

Vou aproveitar pra usar este comentario aqu como post do meu blog (www.roleplay.com.br), onde já falei e cantei a bola antes do eirpg.

SEm a devir no comando de um evento resta aos jogadores, aos figuras de destaque do hobby fazer alguma coisa, se possivel.

A essência do RPG é se reunir em volta de uma mesa e jogar. Ora isso sabemos fazer e muito bem.
Seja onde for, como for, sentar numa roda de amigos é a melhor resposta que podemos dar a crise, e a todos que fazem parte disso aqui.
Jaime, desculpa usar este espaço continuo la no meu blog. Dá um pulo la pra concluir a leitura

abraços

Silvio

Ju Martinez disse...

Que triste!.. e agora?

Jaime Daniel disse...

Salve!

São muitos comentários e o meu tempo é escasso. Espero que nos meus próximos posts eu possa escalercer alguns pontos, e obrigado por aparecerem!

Marilia - C8-H10-N4-O2 disse...

# Marilia Compagnoni Martins Says: Your comment is awaiting moderation.
May 27th, 2009 at 1:17 am

até quem não joga RPG ia e ficava no apoio, tanto que lá em casa tem muitas fotos desses encontros, tem até fotos de qdo a Regina Casé fez um programa durante o evento que o livro lançado foi o Vampire ou Warewolf.

a única coisa que me incomodava, era (e continua sendo) a falta de paciência de quem joga, em incluir quem não joga. Muitas pessoas qdo sabem que o Silvio é meu irmão, não acreditam que eu não sei jogar… Mas é a pura verdade, tive interesse em aprender, pedi sugestões de livro, e não tive retorno.

Como foi comentado em posts anteriores: o público diminuía a olhos vistos, tanto no EIRPG, como nos sábados de jogo na Devir.

Nos 1os eventos, os promotores eram atenciosos com seu público, com o tempo isso tornou-se raro.

Tive a oportunidade de acompanhar 2 ou 3 eventos em Curitiba, depois q me mudei pra cá. O que foi no Moinho, tava cheio, foi bem comentado, os demais, bem fracos. E a grande reclamação é que existe muita soberba pelos responsáveis pelo evento, que é desorganizado, etc.

É, acabou, mas não culpem a crise... Qtos eventos culturais de SP foram cancelados esse ano? Em Curitiba só o EIRPG. Inclusive a programção cultural esse ano está melhor do que foi a de 2008.

Jaime Daniel disse...

Salve Marília

Realmente, o EIRPG de Curitiba e animado, mas parece ser pouco divulgado, né? Nas oportunidades que fui (uma vez inclusive com o Sílvio) sempre apareceu gente surpresa que o evento acontecia todo ano e eles não tinham idéia disso...

Sobre o EIRPG de SP, isso foi uma série de fatores que culminaram nisso, mas acredito que o evento deva voltar no ano que vem.

A não ser que o RPGcon arrase...

Abçs!

Vockt disse...

Então...e por quê vocês não fazem o fluxo-reverso dessa vez ?

Compareçam ao Encontro Internacionbal de Curitiba, dia 02 de Agosto !

Eu sempre costumo [costumava] ir ao EIRPG de São Paulo, mas acredito que nada os impeça de visitarem Curitiba, e de fazerem parte do EIRPG Curitibano !

Força na Peruquita Galera !!

\o/\o/