domingo, 26 de abril de 2009

Se arrependimento matasse...


Esta semana foi realmente complicada...

Para não citar os problemas pessoais, eu acabei me envolvendo em algumas questões envolvendo RPG, amigos e a Devir Livraria.

Conforme alguns já devem saber, com a demora da Devir em anunciar o EIRPG, começaram uma série de boatos sobre a realização (ou não) do evento. Parte dessa discussão rolou na Área Cinza
, mas também foi assunto em outros lugares... Com a dimensão que começaram a ganhar esses rumores, e a par do período de transição que a Devir esta passando, tentei ajudar nessa questão, querendo criar uma ligação "de emergência" entre o público e a editora, já que com a ausência do D3 e da MC Zanini, os consumidores de produtos da Devir estavam sem os interlocutores costumeiros.

Desde 17/04 estou sabendo sobre EIRPG, lançamento de D&D 4 ed e outros assuntos que não ainda estão se resolvendo na editora, mas (com a anuência do Douglas Reis), somente na s
emana seguinte anunciei sobre a realização do encontro, preferindo não falar sobre D&D, achando que tal assunto deveria ser divulgado pela empresa. Mas tal coisa não aconteceu, e numa sala de bate-papo entre blogueiros, Antonio Sá Neto do Pop Dice e Daniel Ramos do Pensotopia souberam da notícia e rapidamente a divulgaram. (ANEXADO DEPOIS: com a permissão da pessoa que passou a notícia...)

Outro assunto envolvendo amigos e a empresa foi o post de Sílvio Compagnioni falando sobre a substituição de D3 pelo Otávio como editor da linha de D&D da Devir. D3 esteve aqui em cas
a e entre cerveja, bate papo e uma partida de BANG! falamos destes assuntos e outros.

Por outro lado, me arrependi sobre ter divulgado a data do EIRPG e não ter insistido que fosse publicado no Contatos Imediatos, por exemplo. Em mais de um lugar vi reclamações sobre a empresa não divulgar o fato e por acabarem descobrindo por "um blog de um amigo de funcionários da Devir" conforme li em um lugar. O que fiz com a intenção de ajudar algumas pessoas a se programarem e acabar de vez com o ti-ti-
ti, acabou virando mais um tipo de reclamação sobre a Devir. Quem disse que cachorro velho não comete erros novos?

Sempre me desagradou o papo de "um amigo me disse" ou "ouvi dizer". Pelo que sei, segundo nossa constituição somos responsáveis pelo que dizemos. Mas isso parece não ter importância para muita gente... não interessa quem disse, mas o que disse. Bom, sei lá, talvez eu tenha um ponto de vista meio equivocado.

E aí? O que devo pensar quando de tanto criticar o pecado, viro pecador? Não, não me sinto nada bem com isso. Não tenho pretensão de virar "blogueiro de RPG". Como já disse mais de uma vez, meu blog é de um jogador de RPG, entre outras coisas, e não sobre RPG. Não tenho ( e nem pretendo) montar um superblog megaestruturado, apelando para divulgar em N lugares diferentes e ficar postando at infinitum para que todos entrem em meu espaço e eu me torne "celebridade". Não faço questão de notoriedade (na verdade, evito-a!), e começo a perce
ber a postura errada que assumi, diante do compromisso firmado comigo mesmo quando comecei a publicar minhas idéias na internet. Talvez eu devesse aproveitar a paralisação da Arca do Mestre e tentar mudar meu enfoque por aqui também. Afinal, não posso ser responsável (apesar do que pensa o Fabiano, por exemplo) pelos atos de meus amigos, somente pelos meus.

E não quero me pegar novamente observando minha filha dormir, dizendo a ela que o seu pai deu mancada!

11 comentários:

Valberto disse...

Não entendi jaime.

De minha parte vc fez um grande favor, porque se eu demorrasse mais iria comprar passagens mais caras para são paulo.

Jaime Daniel disse...

Salve Valberto!

Não me sinto especialmente inspirado para escrever, tanto que nem revisei o texto.

Mas o que eu quis dizer, entre outras coisas, é que no caso do EIRPG eu deveria ter insistido para a notícia fosse dada o mais rápido possível, de forma oficial, e não através de blog.

Mas minha intenção também foi facilitar a vida de pessoas como você. Se nesse caso fui de alguma ajuda, já me sinto melhor!

Obrigado!

Rafael disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafael disse...

bem.. leio seu blog a algum tempo e li a materia sobre o EIRPG, cara na verdade acho q vc fez o q qualquer um faria no seu lugar... mas eh foda.. ops, foi mal.. rs.... quando alguem quer jogar poeira nos nossos olhos joga mesmo... bem.. nao se sinta culpado.. provavelmente qm falou q vc tava errado ou reclamando eh provavelmente alguem q tinha a vontade de fazer o q vc fez mas q nao teve a msm coragem ou como prefiro dizer... sua camaradagem em pasar a informação.. mesmo q extra oficialmente!!!
abraços

Antonio Sá Neto disse...

Oi Jaime!

Poxa muito ruim isso ter acontecido com você. Imagino o sentimento e os conflitos que isso pode ter causado.

Mas cara não fique chateado assim. Acho que você fez o que todo mundo faria pra acabar de vez com os boatos que arranham a imagem da DEVIR e que graças a Deus vão ser resolvidos com toda esta reestruturação que a empresa vem passando.

No mais a respeito da notícia da 4e. só posso lhe assegurar que ela foi passada (você sabe por quem), para ser publicada mesmo. Foi tudo preto no branco. "-Olha é isso, agora corre pro blog e poste isso logo!"

Espero que você consiga resolver os problemas criados. Liga não! com o tempo tudo se resolve!

Precisando de alguma coisa, dê um grito! Abraços

Jaime Daniel disse...

Salve!

Mais ou menos por aí, mas isso ainda irrita! De qualquer maneira, eu sempre achei que quem PODE fazer algo de construtivo DEVE fazer. Mas é difícil tentar conciliar esses lados que parecem ser antagônicos. SE eu resolvesse escrever uma série de matérias osbre o que sei, mudaria aforma de pensar de MUITA gente sobre a Devir e outros nomes famosos. Mas só mencionar isso já fica arrogante demais...
Não sei...

Antonio: Vc fez com total anuência, sei bem disso. Ele me falou e vcs fizerma o certo. O que acho errado é isso sair dessa forma. Eu tento com MUITA dificuldade e MÍNIMO sucesso (se há!) criar uma certa união e interatividade positiva entre diversas facções. Eu desisiti totalmente disso em relação aos grupos de RPG de Sâo Paulo, que simplesmente NÃO querem ser unidos. E estou desisitindo também de criar esse elo de ligação da Devir com o público.
P*%$#! Vcs tem idéia de o quanto eu aborreci a MC e o Douglas quanto a criação do blog Contatos Imediatos? Quantos anos eu fui na reunião final do EIRPG e junto da meia dúzia de gatos pingados ficar reclamando que precisa ter maior interação? Quantas vezes eu respondi ou sai correndo atrás de informações para poder divulgar para o público? Cara, desanima isso...

abçs e obrigado por passarem por aqui!

Dan Ramos disse...

Puxa Jaime, sempre vão aparecer pessoas reclamando do que quer que você faça, por mais acertado que seja.

De minha parte eu só tenho a agradecer, porque todos os contatos que tive com você foram muito bons e trouxeram muita coisa boa, desde seu apoio até suas notícias tranquilizadoras. Então não se arrependa pela forma que deu a notícia ou pela porcaria que ficam falando, porque assim como o Valberto, a gente (eu e a Elisa) foi muito beneficiado pela confirmação da data, justamente porque conseguiríamos passagens bem mais caras!

Jaime Daniel disse...

Fico contente, Daniel!

A gente se vê lá!

Procure por um cara carregando uma Raíssa! :D

Anônimo disse...

Grande Jaime! Você fez o certo, pode ter certeza disso!

Pense assim. Se você não anunciasse, falaria mal do mesmo jeito, até por que estava demorando ué.

O que você fez foi minimizar a preocupação e uma série de boatos complicados sobre a situação. Valeu muito!

Jaime Daniel disse...

Valeu pela consideração, Phil!

Como dizia meu pai, não devemos ficar nos arrependendo do que fizemos e sim encarar de frente as consequências do que escolhemos fazer.

abçs!

Silvio disse...

Jaime,

Acho que todos nós que temos amor pelo trabalho que fazemos podemos cometer erros e acertos. Não acho que vc errou nem ninguém em divulgar datas ou informações. O que acho ruim é ficarmos à mercê da falta de informação que gera os conflitos que todos querem evitar.

Abraços

Silvio