segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Balanço final do Halloween...

Revendo minha caixa de e-mails encontrei a primeira mensagem do Johnny Menezes, onde ele mencionou pela primeira vez a idéia de fazer um "WoD day". A mensagem é de 02/10.

Imediatamente eu curti a idéia, mas alguns problemas surgiram, principalmente com a data. Eu tenho o espaço na Monteiro Lobato no último domingo do mês, mas essa data ficava muito em cima para fazer um evento com uma divulgação decente (26/10) e nos outros meses haviam dificuldades:

Novembro: vestibulares e época de provas
Dezembro: final de ano
Janeiro: férias
Fevereiro: nem vi, parei em janeiro...

Mas eu não queria deixar isso em branco para realizar o evento somente Deus sabe quando. Foi então que Foi então que fui lembrado que o halloween seria no final do mês. Não poderia deixar passar essa oportunidade...

Procurei a Devir e fui falar com a MC e o Douglas Reis para saber se interessaria para a editora apoiar o evento e se haveria alguma forma de incentivo para os narradores e participantes do encontro. A resposta demorou um pouco, mas foi positiva. Pensei em tipos de incentivos e parcerias, mas o pouco tempo que havia, o fato de ser o primeiro evento do tipo e a falta de conhecimento de muitas pessoas sobre o que era a atividade atrapalhou muito, então tive que adiar a idéia para uma melhor oportunidade.

Procuramos o grande Fábio "Sooner" Macedo, que alguns dizem ser meio rabugento mas é um cara muito simpático e divertido, e ele aceitou fazer uma palestra no evento. Meu grande parceiro e mentor nos indies, Alexandre Itiro tambem aceitou fazer uma daquelas oficinas que só ele saber fazer (e, como sempre, não pude assistir...). A Camarilla foi contatada através da MC Zanini e eles se prontificaram para participar. O que mais podíamos fazer?

De novo através da inaudita Maria do Carmo entramos em contato com a White Wolf para ver se era possível um chat com algum dos escritores da editora. Infelizmente o staff da editora estava participando de um evento na Europa e somente puderam responder nesta última semana e na quarta feira tivemos a confirmação que Ethan Skemp se dispunha a participar. Mas foi somente essa a informação, e chegamos ao sábado na incerteza se Ethan apareceria ou não no horário marcado.

Mas eu estou me adiantando...

Devido a algumas confirmações que demoraram para chegar, a divulgação das atividades e brindes foi bem limitada. Na tarde de sábado tinhamos apenas dois narradores inscritos para o evento. Passamos boa parte das duas últimas semanas correndo atrás de detalhes e alternativas para o Halloween, mas o tempo conspirava contra nós. Conseguimos algumas coisas, outras não. Por mais absurdo que possa parecer, eu só soube da Maratona HQ da Devir na semana passada, quando já estava marcado o nosso evento. Mesmo sendo um enfoque diferente, o desconto que a Maratona HQ ofereceria nos livros de RPG provavelmente iria tirar público do Halloween.

A chegada do Lugares Misteriosos foi um golpe de sorte, mas eu sabia que só isso não iria garantir um público significativo no evento. Tendo deixado meu trabalho para terceiro plano, dediquei a semana passada para o evento e me resignei que talvez fosse um fracasso e isso poderia me deixar mal com algumas pessoas. Fui para abrir o evento na sexta feira com o coração apertado e um desânimo que eu tentava não externar...

Mas, com o passar do tempo, a sexta acabou me surpreendendo. Não foi um público absurdo, tendo totalizado 53 pessoas. A oficina do Itiro estava com a salinha cheia, e o pessoal curtiu muito pelos comentários na saída.

Pude rever alguns amigos, que já citei no post anterior,e vi acontecerem quatro mesas de RPG, sendo que uma com uma moça que veio se informar sobre o que era RPG e acabou entrando para jogar. Terminado o evento pontualmente 23h, fui para casa mais aliviado e preocupado com o dia seguinte, a palestra do Ethan Skemp e a ausência do Johnny Menezes, que estava com problemas de saúde e estava no hospital.

Sábado, 13h.

Como eu já esperava, ninguém na entrada do salão, a não ser uma dezena de jogadores de Pokemon que usaram o lado oposto. Mas logo uma boa notícia: Ethan Skemp estava online e ia esperar o horário do chat. Aos poucos foram chegando pessoas, inclusive o Johnny, sendo que várias delas já tinham vindo na noite anterior, inclusive a iniciante e mais um rapaz também curioso que queria conhecer RPG. Já estava claro que o público seria menor do que na sexta de noite, mas havia público...

A palestra foi muito boa. Skemp foi muito simpático e respondeu as perguntas de forma direta e clara. As perguntas do público também foram bem interessantes, nada do tipo "casa com minha irmã" ou "por que vocês tiraram o clã X". Skemp falou de Lobisomem, os Destituídos e Changeling the Lost, resvalou em política americana (ficou bem claro em quem ele planeja votar), comentou como foi o problema do RPG americano e associação com satanismo, respondeu uma pergunta minha sobre Trinity (que me deixou bem chateado...) e deu umas palavrinhas bem breves sobre Geist, o próximo título da White Wolf.

Em seguida a palestra de Fábio "Sooner", que falou sobre o novo Mago, o Despertar. E ainda contou com a participação do meu velho amigo de tantos jogos, Marcelo Leite. Não pude assistir a palestra, mas o comentário de amigos foram muito positivos. Sooner manda muito bem e é praticamente uma obrigação para quem gosta do Mundo das Trevas escutar a próxima palestra dele. Sim, próxima, pois haverá outras, espero eu...

Infelizmente o live action da Camarilla não aconteceu por falta de participantes, mas eles estavam lá e deram sua força para o evento. A galera do RPG Online, com os simpaticíssimos J. Maximus, Gwen e Psicoplayer, também apareceram. E todos acabaram participando de um papo muito bacana no final do evento, onde idéias foram trocadas, entre elas:

- O Mundo das Trevas precisa ser mais divulgado

- Não devemos esperar que só a Devir faça isso, mas ela deve participar desses esforços

- O evento, mesmo pequeno, valeua pena e deve continuar

- A união dos grupos que participaram do evento deve continuar para um próximo evento, provavelmente em março

Então, no final das contas, valeu o esforço do Johnny, da MC Zanini e meu para o evento acontecer.

Devo agradecer e muito a muita gente e corro o risco de esquecer alguem, mas sempre posso adicionar depois...

Agradeço muito

a Douglas Reis, Yano, Luzia, Tino, Toninho, Elaine e Henrique da Devir Livaria e Manoel Coelho, Carol, João, Harumi, Ciro, Luis, Anderson e Edson da Terramedia, sem esquecer o grande Claudião, por todo apoio ao evento
a Alexandre Itiro, Sandra, Fabio Sooner, Rodrigo e Camarilla
a Armando e Gwen, da RPG online
a Leo Marengoni e Juli
a Marcio e Bruno pela chegada oportuníssima no chat
aos meus amigos de sempre, Fred, Marcelo, Ana, Zé Roberto, Leandro que puderam aparecer por lá e os outros que não puderam ir mas sempre me apoiam nessas minhas invenções
a Johnny Menezes, pela idéia e parceria nesse projeto
E a MC Zanini, por tantas coisa que um só blog nãos seria capaz de conter.

E a todos os outros que eu não lembro o nome agora, mas confiaram no evento a ponto de reservar sua noite de sexta e/ou tarde de sábado para ir ao evento.

Esse evento foi especial pra mim. Ele ainda não acabou. Esperem novidades que iremos por no ar em breve.

Valeu!

8 comentários:

Anônimo disse...

Meu deus! O Paltypus é o macote do Blog!

Jaime Daniel disse...

Yes! Yes!

Chhhhhh! Chhhhhhh!

You don´t know the power of the PLATYPUS...

Leona Alea disse...

Queria ter ido, mas tive de trabalhar no sábado... =_=

Jaime Daniel disse...

Acontece, Leandro...

Mas não será o último evento (espero...)

Anônimo disse...

Como disse em um e-mail, minha ausência se deve ao fato de problemas de saúde alheia, mas março vai dar o que falar!!!

Jaime Daniel disse...

verdade, Johnny, mancada minha que esqueci de escrever. Já conserto!

Ana Fiori disse...

Nós que agradecemos

Jaime Daniel disse...

Sem palavras, Ana...