terça-feira, 12 de maio de 2009

Todo mundo pra...


Ontem eu mandei todos os jogadores de RPG pra PQP!



Com o ânimo que eu estava ontem, faltou pouco para não deletar o blog, meu perfil do orkut e minha presença das listas de RPG. Minha opinião sobre os jogadores de RPG como um todo era realmente muito negativa. Digamos que na escala evolucionária, haveria uma briga cabeça-a-cabeça entre os RPGistas e os paramécios...

Mas vamos lá. Depois de me desculpar com os leitores pela falta de educação de ontem, já adianto que se você for um daqueles que acham que a Devir deve desaparecer num vulcão, nem continue a ler! Vá para a .20, site da Daemon ou outro lugar que melhor lhe apetecer. Pois pode ser que o que vou escrever afete você também e nem vou ligar para quem vier aqui para vociferar baboseiras...

Recentemente eu troquei argumentos (numa boa, sem stress...) com o Wallace nos comentários de uma matéria na .20, onde eu dizia que achava injusto atacar o trabalho de todos os funcionários da Devir, quando uns tentam dar o melhor de si para melhorar a qualidade do trabalho e até para tentar melhorar a imagem da empresa. Eu acho engraçado, por exemplo, que enquanto D3 comentava abertamente com as pessoas sobre seu trabalho como editor da linha D&D, as críticas diminuiram e a Devir começou a ser simpática para alguns. D3 saiu, a empresa não tem mais uma "cara" conhecida para falar por ela, ela de novo é a face do mal a ser combatida. Não digo que as críticas sejam todas injustas, antes fossem, mas algumas são realmente descabidas.

Quando as pessoas atacam a Devir e dizem que todos lá estão "tentando matar o RPG", elas atacam também quem esta dando um duro danado para as coisas acontecerem. Vejo um monte de gente falando que gosta do Cobbi, mas que a Devir esta acabando com a linha D&D. Então, pau no Cobbi? D3 para o cadafalso?

E claro que vou falar da minha mulher, que me ensinou muito sobre profissionalismo. MC Zanini preferiu desistir de uma carreira na Martins Editora e na revista Sibila para se dedicar inteiramente a linha Storytelling. Desde que assumiu a linha lançou oito publicações e três roteiros introdutórios, promoveu os concursos Ritos do Dragão e Eu Criatura, ajudou-me na realização do encontro Halloween no Mundo das Trevas e conseguiu a criação do blog Contatos Imediatos, para promover uma maior aproximação entre a Devir e seus clientes. Mesmo durante a Licença-Maternidade esta trabalhando com os detalhes do concurso Eu Criatura e tentando responder perguntas no blog (e o que ninguém se pergunta é, se ela não se importasse, por que então criaria o blog?). Com o concurso Eu Criatura criou uma promoção em conjunto com blogs e portais de RPG do Brasil. E vejam só com que ela é brindada:

"Continuem com esse serviço de m**** (eu evitei a palavra, ele não!). E acabe de vez com o RPG no Brasil!

E o porque dessa afirmação? Porque ela não escolheu o termo que o educado interlocutor preferia, mesmo ele afirmando que ela não estava errada!

E aí? Ou então quando uma bípede (pois creio ser a melhor qualidade dessa moça) escreve:

"Vocês são os vermes que corroem as vontades e conhecimento dos que tem amor por esse hobby."

Ah, qualé? Isso é realmente forma de protestar? Acham que alguem vai começar a ler uma opinião onde o sujeito começa a vomitar impropérios a rodo? É realmente assim que vão conseguir chamar a atenção e ter sua reinvidicação ouvida?

Isso é um banho de água fria em quem esta tentando fazer as coisas mudarem. E eu me incluo nessa leva. Desmerecendo o trabalho de todos os que trabalham ou prestam serviços para a Devir, prejudicam a mim também. Ou acham que não levo a sério a tradução de Call of Cthulhu?

E aí vem outro caso, tirado desta vez do orkut, onde o "barely human being" depois de citar algumas "verdades" sobre a Devir, pronunciou o libelo abaixo:

Fato 5: A criação da LVDVS, uma "ong", que até hoje não vi se pronunciar em "prol" dos rpgistas, além do encontro de RPG e Educação, mas que tem no seu corpo gesto...o mesmo dono da Devir, que que NINGUEM QUESTIONA ISSO.

PQP!!!!

Mais do que a gente já fez? Eu tenho realmente que listar tudo que a LUDUS fez em sua fase mais áurea? E vi claramente a mesma linha de argumentos que algumas pessoas que tem certos "interesses" nesse tipo de briguinhas e intrigas. Ah, faça-me o favor... e o fato de Douglas Reis ser realmente do quadro da LUDUS diz o que? Será que, se os outros sócios da Devir fizessem parte também, a LUDUS não conseguia uma graninha?

Jogadores de RPG exigem uma maior interatividade da empresa com o seu público, e acho isso certo. Com as notícias aqui na Terra do Nunca eu tenho tentado mostrar que há uma forma de entendimento mútuo que só pode beneficiar a ambas as partes...

... mas enquanto a forma de interlocução for igual a pérola que me mandaram:

Pra min, você e a devir fizeram isso de prpósito para prejudicar os RPGstas!

Eu vou acabar fazendo igual aos "RPGstas", como o cidadão acima, e achar que todos os jogadores de RPG são idiotas e não sabem se expressar...


22 comentários:

Anônimo disse...

Olha, sinceramente eu gosto de algumas partes do trabalho da Devir Editora, mas não de tudo. Não acho todas as traduções horríveis como dizem (porque a tradução do Changenling: the Dreaming foi fodaça), nem que todas as diagramações são medonhas. Acho que a Devir iguala ou chega muito perto da qualidade do original. Porém, acho os livros de RPG caros (talvez não para mim, que tenho 150, mas para a média brasileira, principalmente para os adolescentes, é). Acho também que a Devir não publica livros na quantidade desejada pelos jogadores (tá, vamos lá, uns três ou quatro WoD por ano?). Preferia quando ela só publicava WoD e o D&D era de outra editora, porque nessa época fazia um serviço melhor para o cenário. Além disso, estou esperando a tradução do Call of Cthulhu desde o tempos dos Grandes Antigos, e nada ainda. E o GURPS, apesar de você ter dito o contrário, para mim está morto, e só um clérigo de alto nível para ressuscitá-lo. Gosto muito mais do trabalho da Jambô, porque ela traça alternativas. Talvez seja isso que o RPG precise no Brasil. De alternativas. Porque quem já joga o hobby a 15 anos, como eu, percebe claramente que o RPG estava começando a morrer.

Renato Recife disse...

Espero que você tenha mudado de ideia quanto a deletar o blog.

Você me fez ver o quanto eu estava sendo injusto em jogar todos os funcionários e colaboradores da Devir "no mesmo saco", te agradeço por isso e peço desculpas à sua esposa por ter chamado o Contatos Imediatos de piada.

Continuo insatisfeito com o trabalho da Devir como está no momento, mas havendo mudanças no que considero como falha grave da empresa (contato com o público) eu certamente "dou o braço a torcer" e volto a ser consumidor.

Até outra postagem (espero)!

Anônimo disse...

Ah, e continuando o reply anônimo acima, gostaria de dizer que a anta que generaliza todo mundo da Devir os ofendendo fez o mesmo que você ao dizer de TODOS os rpgistas.

Breno, o breno disse...

Jaime...

Tem muita trollangem na internet... seu eu tivesse um blog eu passava a faca em qualquer comentário anônimo.. se o cara não quer se indentificar não tem direito de falar!

E também não dá para falar que a devir manda bem...simplesmente não dá, agora é chato tbm um mont de neguinho reclamando e não fazedno absolutamente nada sobre o assunto

E essa história do RPG morrer tem um causa muuuuuito maior do que a Devir poderia acarretar.O maior sugado de novos jogadores e de muitos veteranos é o MMORPG.

De resto deu preguiça de escrever

Ju Saeballi disse...

Infelizmente um dos maiores defeitos "de alguns" dos jogadores de rpg é achar que são melhores que outros *eu tenho amigos assim* e nem tenta fazer algo de util para continuar com os eventos. Mete o pau é facil ,dificil é fazer alguma coisa.
Os jogadores são preguiçosos !

Petri disse...

Nossa cara, mas que saco hein.
Me fez lembrar uma parada que me contaram sobre o Lost. Tinha um dispositivo no site do seriado onde se podia mandar comentários. E mesmo nas fases de maior audiência só se encontrava um monte de reclamações após o termino do episódio do dia. Um dos produtores se pronunciou após deletar o dispositivo do site alegando que estava farto de tantas reclamações gratuitas que só desmotivavam a equipe independente do resultado obtido.

A Devir é um empresa como qualquer outra. E as editoras estrangeiras estão abertas a negociações de novos contratos se alguém estiver disposta a tentar fazer algo melhor. Se eles quisessem acabar com o RPG paravam de trabalhar com o produto.

O fechamento do Arca do Mestre tem a ver com isso?

Seja como for, fique em paz.

Petri, o Inominável

Leonardo T. disse...

Espero que você tenha mudado de ideia quanto a deletar o blog. [2]

Nós não vamos destruir todo o planeta só porque a maioria dos humanos é babaca, né?

O seu trabalho é esxcelente, o da MC na linha storytellyng está sendo avassalador! Mesmo sendo mestre de Daemon, comecei a comprar os títulos do NWOD pela alta qualidade que eles estão apresentando. E eu sempre fui ciente de que a Devir não é uma editora específica de RPG. Por isso eu compreendo e apóio suas decisões.
E por não me incluir no grupo de desocupados que só sabe falar mal de tudo, eu gostaria que os rpgístas como eu fossem levados em consideração e que pensando em gente que compreende e não critíca desnecessáriamente você e a Devir continuassem com o seus trabalhos! Ignorem estes "rpgístas" e se motivem com Os RPGÍSTAS!

Valberto disse...

Jaime, faz como eu faço: liga o botão de FODA-SE e segue em frente.

Anônimo disse...

Olha, a Ju o Leonardo e o Valberto ja disseram tudo!
Agradeço muito o Jaime, e ele não deve se lembrar, mas com a associação que ele fez à Lvdvs, eu me lembrei que foi ele quem me apresentou a um dos organizadores da Lvdvs que me ajudou na minha monografia de minha graduação em Adm. Não me lembro o nome do cara, mas acho que era Felipe. Ele estava responsavel em um projetos de consultoria que fizeram na Roche se não me engano! Foi o Jaime que me colocaou em contato com o cara! Agora me lembrando deste ocorrido, desde já venho agradecer e ser testemunha viva de que a Lvdvs ajudou e muito o RPG e seus Rpgistas. É foda ouvir uma parada dessas de alguem que na verdade devia estar torcendo e motivando e não atrapalhando.

ByteWolf disse...

Eu acho que a Devir sabe o q faz, a final, é ela que perde dinheiro se não agradar os clientes...
Acredito, também, que o RPG precisa se renovar e se adaptar para conquistar novos jogadores (que, na minha opinião, é a principal "crise" do hobby), mas sem desagradar os veteranos, que sustentam o mercado.
Como acabei de escrever, o RPG é um mercado, e como qualquer outro, precisa estar em constante movimento para se manter. É preciso vontade, criatividade e boa administração. Quem tiver isso vai sobreviver.

Phil Souza disse...

A quanto tempo que eu acompanho a Terra do Nunca Jaime? Já bem antes daquele furo que fez esse blog cair ainda mais em evidência, posso garantir.

Não sai da internet. Não deixe de oferecer sua opinião por favor. Ela contribui e muito para esclarer as pessoas. Pelos menos as que se interessam por realmente entender.

Vai ter gente assim em qualquer lugar Jaime. Com o tempo você se acostuma a filtrar certos comentários até por que não somam em nada.

Bola pra frente tangueiro que o trabalho tá demais.

Graci disse...

Pô, Jaime... não ofenda os paramécios... Esses Trolls (interneticamente falando) devem ser todos mimadinhos frustrados... Eu não os considero RPGistas, e sim o tipo de pessoa com distúrbios psico-sociais que dá razão para aqueles que atacam o RPG.

Ah, sim... não tem como você impedir postagens anônimas no blog? Acho que quem escreve tem de dar as caras.

Ismael disse...

Não tenho esse ódio todo da Devir e nem de seus funcionários e nunca soltei esses impropérios. Mas é claro que a Devir sofre de problemas de comunicação. Que até hoje ninguém soube explicar, por exemplo, o que se passa com GURPS. Até o Lote do Betão já anunciou a morte oficial. Enfim, o ruim é a Devir não possuir um relações públicas para informar os clientes, os próprios editores da linham precisam dar a cara a tapa e nem mesmo eles sabem informar tudo que se passa.

disse...

Protesto!
Paramécios são mais inteligêntes.

Anônimo disse...

Calma aí, seu Jaime!

Eu sei como é ter que ouvir/ler essas bobagens na internet. Vai por mim, eu tenho muuuuuuuuuuita experiência nisso. Sabia que até hoje tem um carinha que jura que eu e o Cassaro saímos no braço em um EIRPG. E que "todo mundo sabia". Mandei uma mensagem dizendo que isso nunca aconteceu, mas o cara disse que aconteceu sim.

Comentei isso pra mostrar como são certas figuras na internet. Muita gente lembra que tem o DIREITO de falar o que quiser, que isso é liberdade de expressão e etc. É até fácil fazer isso quando você está atrás de um teclado, não tem que olhar pra ninguém e depois posa de "olha só, fui lá e falei mesmo".

Agora, ninguém lembra que tem o DEVER de arcar com as consequencias do que fala e escreve. Se falou que alguém ou alguma empresa fez algo de má-fé, prepare-se pra poder provar ou manter o que diz.

Tem muita gente que acha que pode dar a sua opinião simplesmente porque pode, sem conhecer a metade do assunto que está falando. E depois sai com "mas essa é a minha opinião".

Eu quase larguei de vez tudo de RPG por conta de gente assim. Mas quer saber? Não merece. Tem muito mais gente legal nesse meio, e eu estaria dando as costas para essas pessoas por causa de alguns imbecis.

Imbecis mal-educados, que não medem as palavras ou o que dizem, existem em todo lugar. Em todo trabalho, hobby etc.

Não deixe de fazer o que você gosta, com a atenção, carinho e dedicação devida por que alguns idiotas queriam se mostrar como "grandes carinhas que dizem as verdades", mas que não conseguem fazer nada de concreto na vida.

Pelo saquê de Deus, Jaime, você é pai, agora. Olhe pra tudo de bom que você tem e fez. não para esses manés.

Dan Ramos disse...

Olha Jaime, é aquela coisa, o consumidor puto da vida manda o atendente da empresa de telefonia tomar naquele lugar mesmo sabendo que ele não tem culpa de nada.

Eu entendo que o trabalho do pessoal não deve ser desmerecido, mas é impossível fazer o pessoal prestar atenção no bom, só lembram das mancadas.

Eu estou com raiva da editora por um motivo em particular, mas acho que os expliquei bem no meu post lá no Pensotopia.

No mais, siga o Valberto: liga o foda-se (até pra mim também) e seja feliz. =D

Jaime Daniel disse...

salve!

Tô realmente sem graça de ter que responder a tanta gente...

Anônimo: Engraçado, eu achei que não estava permitido anônimos... de qualquer forma, obrigado pela participação! E em nome da minha mulher obrigado pelo Changeling, já que ela teve um pusta trabalho de revisão naquele livro...

Eu estou trabalhando na tradução de CoC e ela tem prazo, coisa que antes não tinha. Ponto final!

E se todas as editoras de RPG desaparecerem, vou continuar jogando. Tenho mais de 300 livros em casa e tenho material para muuuito tempo.

gostaria de dizer que a anta que generaliza todo mundo da Devir os ofendendo fez o mesmo que você ao dizer de TODOS os rpgistas.Que bom que vc percebeu que isso foi de propósito para mostrar o absurdo que é generalizar...

Renato: Obrigado vc, por mostrar que é possível sim argumentarmos de forma civilizada. Espero que em breve haja um setor na Devir para fazer isso com TODAS as dúvidas dos consumidores.

Salve Dreno!
Também acho! TCHAU anonimato!


Salve Juli!
É direito de cada um não querer fazer nada a respeito. Por isso existe o voluntariado. Masmeter o pau em que faz... aí o bicho pega!
E cadê o salafrário do menestrel? :)

Salve Petri!
Pois é, ainda mês passado vi um livro na Terramédia da White Wolf que tinha sido encadernado INVERTIDO. Que absurdo, uma editora que não preza seu público... ou será que era um lote para chicanos do terceiro mundo?
Sobre a Arca... bem, em breve novidades.
É preciso um fim para ter um novo começo...

Salve Leonardo!
Gente como a MC trabalha por dois motivos:
1 - Por gostar de tentar fazer o melhor possível
2 - Para tentar agradar o maior número possível de pessoas.
Por isso o Contatos Imediatos, por isso os concursos e por isso... o que mais a gente conseguir inventar... :)

Salve Valberto!
nada como a sabedoria de um filósofo... :) Seguirei seus conselhos!

Salve Druida (Fábio, não?)
Felipe Pacca, né? A função da LUDUS é essa: ajudar! Já deixamos nosso legado!

Salve Bytewolf!
Perfeito, nada a acrescentar!

Salve Phil!
Vc é da época que só vc e a MC liam o blog... :)
Fodômetroligado, e indo em frente!

Salve Graci!
Hmm, preciso tomar cuidado com os paramécios... mas como dizia um amigo, "tem dia que de noite é assim..."

Salve Ismael!
Concordo com vc! Espero que o Otávio continue com o que o D3 começou. A MC (quando a Raíssa permitir...) vai tentando responder a todos. Quanto ao resto... vamos ver o que dá para fazer...

salve Zé!
Hummmm... começo a achar que vi um paramécio naquela sombra... e naquela... e na...

Salve Gentleman Saladino!
Eu tinha uma visão negativa do trio, mesmo sem conhecer ninguém, até que o Marcelo Leite me apresentou vc. Aí pensei "Putz, que cara legal! O resto não pode ser tão ruim então..." Um exemplo de como não devemos julgar sem saber!
E ainda me lembro de um dia em que eu tava muito deprê com um bossal no orkut e vc apareceu para deixar uma mensagem... aquilo fez toda a diferença! valeu!

Salve Daniel!
Não pensei em vc em nenhum minuto! Só pensei em vcs quando soube que não haveria EIRPG. "Putz, tenho que avisa-los para tentarem reaver o dimheiro!"
Sua revolta é compreensível, e nada tenho a dizer sobre isso!
E avise quando tiver que mandra o livro!

Abçs a todos galera e obrigado por terem gastado seu tempo postando aqui!

Mike Wevanne disse...

vixe, jaime, nem esquenta com isso...

embora eu concorde em mandar todos os RPGistas a merda! hehehe. (eh uma piada pessoal, eu diferencio "jogadores de RPG" dos "RPGistas"... caracterizo os ultimos como "RPGistas caga pau" tambem, hehe).

continue seu trabalho da forma com que anda realizando. tem alguns profissionais da area (sim, estou falando de voces-sabem-quem)ae que nao tem a metade da etica e o respeito para com o publico que tu demonstra (ao menos, o que eu noto).

a zanine estah transformando um jogo que ao meu ver estava bem "apagado" (refiro-me a linha storytelling) ganhar cada vez mais destaque entre os lançamentos no pais. muita gente nao dava nada para ver o novo mundo das trevas!

minha unica critica a DEVIR nao se trata nem de uma direta. acredito que o proprio mercado eh que criou uma serie de condiçoes controversas para o jogo, como o que eu costumo chamar de "monopolio dos grandes titulos nas maos da DEVIR".

antes de tudo o mais, estamos falando de empresas. o mercado eh que nem a "seleçao natural de darwin"... acaba encontrando seu jeito. eh culpa da DEVIR? nao necessariamente.

basta cada um fazer sua parte: consumir o que eh bom, ignorar o que eh ruim, dizer "nao, obrigado" aos profissionais de indole duvidosa.

mantenha a conciencia limpa, jaime. e continue fazendo a sua parte!

(eu, assim como centenas de jogadores pelo brasil todo estamos esperando ha muito pelo call of cthulhu!!!)

Ricardo Foureaux disse...

Sou o anônimo, e meu nome é Ricardo Foureaux. O problema que nessa merda de blogger você tem que ser cadastrado para colocar seu nome no comment e eu não sou. Só por isso pus anônimo. Preguiça, pura preguiça.

Jaime Daniel disse...

Salve Ricardo!

BLZ! Obrigado por esclarecer!

Abraços!

Aaraon Thomas disse...

Espero que você tenha mudado de ideia quanto a deletar o blog. [x+1]
Alguns RPGistas (não vamos ser nós a generalizar né?) realmente não tem muito senso. Mesmo parte do meu desanimo com a Fale RPG é por causa disso. Já pensei em fechar as portas tantas vezes... se não fossem os amigos já teria desistido. Ela está lá, quietinha, mas não morreu.
Acho que vc não pode desanimar. Continua tua vida, coloque sempre boas postagens (como a de hoje) e vamos lá!
Como diz o irônico ditado: "Toda generalização é burra"

Jaime Daniel disse...

Salve Aaraon!

Pois é, e durma-se com um barulho desses... :D

abçs!